Como Aplicar Efetivamente o Conhecimento Adquirido de um Curso e Evitar Ser Apenas um Colecionador de Certificados Teóricos
- Alessandra Q. Bauer
- 22 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de jan.
Você já fez um curso empolgante, adquiriu uma série de conhecimentos interessantes, mas não tem como colocá-los em prática no momento? É uma situação comum e frustrante para muitos. Além da importância da aplicação prática do conhecimento, iremos sugerir duas formas práticas sobre como fazê-lo de forma eficaz e no final uma Dica de Ouro!

Aplicar o Conhecimento Adquirido Através da Prática é Fundamental
Para entender a importância da prática, podemos recorrer aos ensinamentos de William Glasser (renomado psiquiatra norte-americano) e ao filme "Divertidamente".
Glasser desenvolveu a Pirâmide de Aprendizagem, que destaca a retenção de conhecimento por meio da prática.
A Pirâmide de Aprendizagem é uma representação gráfica dos percentuais de retenção de conhecimento e informação relacionados à atividade educacional.
Veja na pirâmide a importância de aplicar o conhecimento na prática.

Já o filme "Divertidamente", nos lembra que o conhecimento não utilizado pode ser esquecido com o tempo. Lembra das "bolinhas" que são descartadas?
A aplicação prática do conhecimento que adquirimos é que faz a aprendizagem se concretizar. É a forma de evitar que o conhecimento se transforme apenas em certificados. Acredito que você não investiu sua grana e seu tempo só por um certificado, não é?
Agora vamos as duas formas de você colocar em prática os conhecimentos adquiridos, lembrando que competência é saber colocar o conhecimento em pratica quando necessários (CHA = conhecimento + habilidade + atitude).
Duas Formas Simples de Colocar em Prática o Conhecimento Adquirido
1. Aplicação no Dia a Dia
Você vive em um dos lugares mais complexos e, em nível de organização, mais completo que existe chamado: LAR (alguns chamam de casa, outros de ap, eu chamo de lar).
Transforme seu lar, um ambiente familiar e complexo, em um laboratório para aplicar seus conhecimentos.
E digo mais, se você conseguir adaptar seu conhecimento e desenvolver suas habilidades no ambiente do dia a dia, quando você tiver a oportunidade de mostrar sua competência em um ambiente de trabalho, verá que você conhece muito mais do que pensa.
Ao integrar o que aprendeu em atividades diárias, você fortalece suas habilidades de forma tangível e constante. Esta prática contínua não só consolida seu conhecimento, mas também o torna mais acessível quando necessário em um ambiente profissional.
2. Ensinar e Apresentar
A melhor forma de aprender é ensinar.
Siga a abordagem de Glasser e monte uma aula ou apresentação sobre o tema do seu curso.
Monte lâminas e simule que está ministrando uma aula para alguém, ou ache uma cobaia ou uma pessoa que tenha interesse no assunto e faça uma apresentação.
Ou ainda, se for mais ousado, faça um vídeo de você mesmo ou desenvolva um e-book recheado com mapas, bem colorido e apresente para alguém.
Se você tiver orçamento, faça a apresentação para um(a) mentor(a) ou coaching de sua confiança e tenha um feedback.
Quando você precisar buscar a informação para aplicar você vai se lembrar do processo criativo que você fez e o conhecimento vai aparecer.
Isso não apenas aprofundará seu entendimento, mas também ajudará outras pessoas a aprenderem. Seja criativo!
Dica de Ouro para Comprovação de Competências Profissionais
Inclua no seu currículo não só o curso realizado, mas destaque suas iniciativas e resultados obtidos, algo tipo: .adquiri conhecimento através do curso X e desenvolvi projeto Y com o resultado Z.
Exemplo:
Ao Invés de "Curso de ESG", aplicar na prática e escrever: Curso de ESG e aplicação com redução de 15% de consumo de energia e criação de projeto de economia circular (todos aplicados na sua casa!}:
Ou Curso de Projetos: desenvolvido o projeto de Adequação de um Ambiente com Objetivo de Segurança e Qualidade para o Trabalho Home Office (reorganização do quarto de um amigo!)
Outro: Curso de Dicção e Oratório com a aplicação no desenvolvimento de duas palestras para Lideranças conforme Vídeo no You Tube (não precisa ter feito a palestra , mas desenvolvido e registrado em um vídeo já demonstra sua competência!)
O que você acha que chama mais a atenção: uma pessoa que só fez o curso e apresenta o certificado ou uma pessoa que deu seu jeito de aplicar e ter resultados (aqui demonstra iniciativa, criatividade e resiliência).
Demonstre que você é um profissional focado no desenvolvimento de competências.
Aprenda a se vender!


Conheça nossos Infoprodutos, eles possuem documentos
que ajudam
a colocar em prática os conhecimentos adquiridos imediatamente.
Se você fez um curso e está buscando formas de colocá-lo em prática e não ideia de como fazer, nos envie seu dilema através da nossa página de contato e iremos te ajudar a encontrar uma forma dentro da sua realidade. É uma mentoria via e-mail gratuíta! ontato conosco através da nossa página de contato.
Conclusão
Colocar em prática o conhecimento adquirido após um curso é a forma para desenvolver suas habilidades e competências.
Ao integrar o aprendizado à vida cotidiana e compartilhá-lo com os outros, não apenas solidificamos nosso próprio entendimento, mas também contribuímos para o crescimento das pessoas a nossa volta. Portanto, não se contente em ser apenas um colecionador de certificados teóricos - torne-se um praticante ativo e desenvolva suas competências.
Gostou do conteúdo?
Este assunto é muito amplo e há muito mais para explorar.
Leia mais no nosso Blog! Temos conteúdos para várias áreas e momentos da sua vida. Inscreva-se e receba notificações dos novos artigos.
Visite nossa Home Page e conheça mais sobre as soluções da AQB Group.





Comentários