Auditoria Interna para Pequenas e Médias Empresas: Entenda sua Importância e Funcionamento
- Alessandra Q. Bauer
- 15 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de jul.
Descubra como a Auditoria Interna pode te abastecer de informações completas e dados para transformar sua Empresa.

Auditoria Interna é uma ferramenta que pode (e deve) ser utilziada poa empresas de todos os portes e setores. Proporciona ao empresário uma visão abrangente e detalhada do ue está acontecendo na sua empresa.
Embora tenha ganhado destaque com as normas de gestão da ISO e seja muito conhecida na área contábil, sua aplicação vai além da conformidade com normas e regulamentos contábeis, pode ser amplamente utilizada como uma ferramenta de verificação do funcionamento e eficiência da empresa.
Auditoria Interna: Uma Visão Abrangente para Qualquer Negócio
Um dos principais papéis das auditorias internas é identificação proativa de riscos e oportunidades de melhoria, oferecendo dados, fatos e sugestões para a tomadas de decisões estratégicas.
O produto final de uma Auditoria Interna é um relatório contendo a verificação dos itens auditados com identificação das amostras e situações de forma clara, fornecendo á Gestão da Empresa um material riquíssimo com dados e fatos reais do que está acontecendo na sua empresa.
Qualquer empresa, independentemente de seu ramo ou tamanho, pode se beneficiar dessa abordagem sistemática, objetiva e independente (independente por que ninguém pode se auto auditar).
O que pode ser verificado em uma Auditoria Interna?
A Auditoria Interna pode ir muito além de apenas verificar a conformidade com normas, exigências regulamentadoras específicas por órgãos regulamentadores, como ANVISA e MAPA, ela pode ser uma iniciativa estratégica da própria empresa.
A metodologia e conduta de auditoria interna são as mesmas para qualquer objetivo, o que muda é o escopo da auditoria.
Pode ser utilizada para verificar:
diretrizes e cultura organizacional
andamento de novos projetos
LGPD
qualidade e lean
gestão de processos
sistema de gestão
dashboard´s
processos específicos como: financeiro, departamento pessoal, atendimento ao cliente, operacional, logística, sistema da informação e por aí a fora...
Empresas públicas possuem normativas que exigem auditorias assim como grandes empresas precisam realizar auditorias para apresentar aos acionistas.
Como Implementar a Auditoria Interna para Pequenas e Médias Empresas
Apesar das pequenas e médias empresas não terem uma estrutura que permita um setor independente de Auditoria Interna, é possível criar um processo interno de Auditorias Internas e Qualificar pessoas internamente para serem bons Auditores Internos ou buscar profissionais externos para realizar as auditorias internas ou até emsmo terceirizar todo o processo.
Em apenas 9 passos, qualquer tipo de negócio pode implementar Auditoria Interna como uma ferramenta estratégica:
Passo 1: deve ser uma definição estratégica, com clareza do que é e como funciona a Auditoria Interna.
Passo 2: definir o que será auditado
Passo 3: com base no que será definido, identificar melhores perfis na empresa para realizar a auditoria interna (ou, no caso de não identificar perfis internos buscar no mercado alguém que faça auditoria interna)
Passo 4: qualificar equipe
Passo 5: definir o processo de Auditoria Interna
Passo 6: realizar o Planejamento Anual de Auditorias Internas (PAI)
Passo 7: executar o PAI
Passo 8: seguir o processo definido (onde deve constar avaliações da equipe, análise dos resultados, ações que devem ser tomadas, assim como respnsáveis)
Quer saber mais?
Conheça a trilha de cursos que desenvolvemos:
Gostou do conteúdo?
Este assunto é muito amplo e há muito mais para explorar.
Leia mais no nosso Blog! Temos conteúdos para várias áreas e momentos da sua vida. Inscreva-se e receba notificações dos novos artigos.
Visite nossa Home Page e conheça mais sobre as soluções da AQB Group.
Comments